Karate
Livros
Armas, bases, defesas, golpes de mão, chutes
A palavra japonesa budo é composta de dois caracteres. Embora o caractere bu geralmente seja traduzido por "marcial", os componentes originais desse ideograma tem o sentindo de "parar o conflito com armas", o que implica, exatamente, restaurar a paz. Bu, também pode ser interpretado como "ação de valor", " modo corajoso de viver" e "compromisso com a justiça". Do significa o Tao " o Caminho para a verdade" , "a Vereda para a Libertação". Os dois conceitos se juntam para formar a palavra budo, " o Caminho para ações de coragem e de iluminação".
BUDO – código de honra: conter a violência, disciplina, estabelecer e respeitar normas e leis, pacificar e enriquecer a sociedade e equilíbrio.
Karatê é uma forma de budo( caminho do guerreiro).
Arte marcial japonesa que se originou e foi introduzida nas ilhas do Arquipélago japonês em 1922.O karatê enfatiza técnicas de socos e chutes; ultiliza seu corpo como meio de ataque e de defesa simultaneamente.O seu treinamento desenvolve e aperfeiçoá aspectos físicos, cognitivos e sociais, através desta prática o indivíduo aprende a dominar os movimentos do corpo, assim como, elaborar táticas e estrátegias.Não devemos esquecer que, o Karatê também proporciona uma melhor qualidade de vida e uma melhor integração social.
DOJO:
É um local sagrado de encontro fraterno de amigos para treinar a Arte do “DO”. Por isso não se deve entrar num Dojo de sandália visto o compromisso de manter o local limpo, purificado, com superação física e espiritual. Tudo que atrapalha na evolução do “DO” deve ficar fora e com o coração limpo e determinado, ratificar o comprimento ao entrar e ao sair do Dojo na citação e meditação do DOJO KUN.
Sanchin Uechi-ryu
A variante do estilo uechi-ryu é ligeiramente mais fluida e mais próxima da forma original de Oquinaua, e representa um dos pilares da linhagem.Age ura zuki: the rising inverted punch
http://dandjurdjevic.blogspot.com/2010_05_01_archive.htmlKatá Naifantin Shodan
Terminologia
Pinans
7th Kyu (Orange)
KIHON, TSUKI & KERI (Basic Techniques)
1. Junzuki No Tsukkomi
2. Gyakuzuki No Tsukkomi
3. Mawashigeri Chudan
1. Junzuki No Tsukkomi
2. Gyakuzuki No Tsukkomi
3. Mawashigeri Chudan
RENRAKU WAZA (Combination Technique)
1. Maegeri Chudan, Mawashigeri Chudan, Gyakuzuki Chudan
2. Surikomi Maegeri Chudan, Mawashigeri Chudan, Gyakuzuki Chudan
1. Maegeri Chudan, Mawashigeri Chudan, Gyakuzuki Chudan
2. Surikomi Maegeri Chudan, Mawashigeri Chudan, Gyakuzuki Chudan
KATA (Form)
Pinan Nidan
SANBON GUMITE (Three Step Blocks)
1. Chudan Uke. Soto & Uchi Uke (Middle Outer & Inner Blocks)
2. Maegeri Uke. Ipponme: Nihonme (Kick Blocks No.1 & 2)
Pinan Nidan
SANBON GUMITE (Three Step Blocks)
1. Chudan Uke. Soto & Uchi Uke (Middle Outer & Inner Blocks)
2. Maegeri Uke. Ipponme: Nihonme (Kick Blocks No.1 & 2)
Minimum Three Months Since Last Grading.
6th Kyu (Green)
KIHON, TSUKI & KERI (Basic Techniques)
1. Kette Junzuki
2. Kette Gyakuzuki
3. Tobikomizuki
4. Surikomi Mawashigeri Chudan
5. Surikomi Sokuto Chudan
1. Kette Junzuki
2. Kette Gyakuzuki
3. Tobikomizuki
4. Surikomi Mawashigeri Chudan
5. Surikomi Sokuto Chudan
RENRAKU WAZA (Combination Techniques)
1. Maegeri Chudan, Sokuto Fumikomi, Gyakuzuki Chudan
2. Surikomi Maegeri Chudan, Sokuto Chudan, Gyakuzuki Chudan
1. Maegeri Chudan, Sokuto Fumikomi, Gyakuzuki Chudan
2. Surikomi Maegeri Chudan, Sokuto Chudan, Gyakuzuki Chudan
KATA (Form)
Pinan Nidan & Shodan
Pinan Nidan & Shodan
SANBON GUMITE (Three Step Blocks)
Jodan Uke. Ipponme, Nihonme. (Head Blocks No. 1 & 2)
Maegeri Uke. Gohonme, Ropponme. (Kick Blocks No. 5 & 6)
OHYO GUMITE (Semi Free Fighting)
Ipponme (No. 1)
JI YU KUMITE (Free Fighting)
Jodan Uke. Ipponme, Nihonme. (Head Blocks No. 1 & 2)
Maegeri Uke. Gohonme, Ropponme. (Kick Blocks No. 5 & 6)
OHYO GUMITE (Semi Free Fighting)
Ipponme (No. 1)
JI YU KUMITE (Free Fighting)
Minimum Four Months since Last Grading.
ZENSHINSHITE - Step Forward with the Back Foot.
SURIKOMI - Step with the Back Foot Followed by Step or Kick
with Front Foot.
SURIKOMI - Step with the Back Foot Followed by Step or Kick
with Front Foot.
Bunkai significando "análise" ou "separação" literalmente, é usado em artes marciais japonesas que recorrem à aplicação de técnicas de lutas e dos movimentos de uma "forma" (kata).
O Bunkai é executado com um artista marcial ou um grupo de artistas marciais que executam ataques pré-definidos, o karateca que executa o kata responde com defesas, contra-ataques, ou outras ações, baseado-se em uma parte do kata. Isto permite ao karateca o meio de entender o que realmente são pretendidos com os movimentos do kata. Também pode se ilustrar como a melhoria da técnica ajustando distância, tempo, movimentação ou adaptar uma técnica que depende do tamanho de um oponente. Um único kata pode ser utilizado em qualquer lugar em dúzias de aplicações, e a mesma sucessão de movimentos, às vezes, pode ser interpretada de modos diferentes que resultam em vários bunkai. O bunkai é exigido para os estudantes de artes marciais para promoção. Há muitas fases de profundidade e compreensão de bunkai que são alcançadas com tempo.
Programa para graduação de faixa verde ( 2º kiu ), até faixa roxa ( 1º kiu )
Postura Zenkutsu-Dachi
As séries serão executadas em 4 movimentos para frente e 4 movimentos de retorno ao local de partida. Os golpes característicos de defesa, serão executados em uma série de 4 repetições avançando e 4 repetições recuando. Todos os movimentos característicos de defesa executados na forma de Zenkutsu-Dachi, serão acompanhados do contragolpe gyaku-zuki.
1_ Oi zuki
2_ Sanbon zuki ( três socos sucessivos no tempo de um passo avançando )
3_ Sanren zuki ( três socos consecutivos no tempo de um passo; um soco no nível jodan e os outros dois no nível chudan )
4_ Gyaku zuki
5_ Gedan-barai_gyaku zuki
6_ Age-uke_gyaku zuki
7_ Soto-uke_gyaku zuki
8_ Uchi-uke_gyaku zuki
9_ Nagashi-uke_gyaku zuki
10_ Tate hiji ate ( golpe com o cotovelo para cima ) Também chamado de Tate enpi uchi.
11_ Mae hiji ate ( golpe com o cotovelo para frente ) " " " " Mae enpi uchi.
12_ Yoko mawashi hiji ate ( golpe lateral com o cotovelo em movimento circular ) Yoko mawashi enpi uchi.
13_ Shuto soto mawashi uchi ( golpe de fora para dentro com a mão em espada )
14_ Shuto uchi mawashi uchi ( golpe de dentro para fora com a mão em espada )
15_ Uraken tate mawashi uchi
16_ Mae geri keage
17_ Mae geri kekomi
18_ Ren geri: Mae geri keage jodan_ Yoko geri kekomi chudan
19_ Mawashi geri
2_ Sanbon zuki ( três socos sucessivos no tempo de um passo avançando )
3_ Sanren zuki ( três socos consecutivos no tempo de um passo; um soco no nível jodan e os outros dois no nível chudan )
4_ Gyaku zuki
5_ Gedan-barai_gyaku zuki
6_ Age-uke_gyaku zuki
7_ Soto-uke_gyaku zuki
8_ Uchi-uke_gyaku zuki
9_ Nagashi-uke_gyaku zuki
10_ Tate hiji ate ( golpe com o cotovelo para cima ) Também chamado de Tate enpi uchi.
11_ Mae hiji ate ( golpe com o cotovelo para frente ) " " " " Mae enpi uchi.
12_ Yoko mawashi hiji ate ( golpe lateral com o cotovelo em movimento circular ) Yoko mawashi enpi uchi.
13_ Shuto soto mawashi uchi ( golpe de fora para dentro com a mão em espada )
14_ Shuto uchi mawashi uchi ( golpe de dentro para fora com a mão em espada )
15_ Uraken tate mawashi uchi
16_ Mae geri keage
17_ Mae geri kekomi
18_ Ren geri: Mae geri keage jodan_ Yoko geri kekomi chudan
19_ Mawashi geri
Postura Kokutsu-Dachi
20_ Shuto-uke
_ Kizami Mae Geri
_ Shihon Nukite ( Zenkutsu-Dachi )
Postura Kiba-Dachi
21_ Yoko hiji ate ( golpe com o cotovelo para o lado )
22_ Uraken yoko mawashi uchi
23_ Kentsui yoko mawashi uchi
24_ Yoko geri keage
25_ Yoko geri kekomi
26_ Ren geri: Yoko geri keage_Yoko geri kekomi. Executados e avançando com pernas diferentes.
Rensoku-Waza
Nesta sequência, poderá haver mudança postural, porém de forma previamente determinada. Não será permitida a adoção de postura livre.
1_ Soto-uke ( Zenkutsu-Dachi )
_ Yoko hiji ate ( Kiba-Dachi )
_ Gyaku zuki ( Zenkutsu-Dachi )
2_ Shuto-uke ( Kokutsu-Dachi )
_ Kizami Mae Geri ( Kokutsu-Dachi )
_ Shihon Nukite Chudan ( Zenkutsu-Dachi
3_ Ren geri: Mawashi Geri
4_ Mae Geri Keage_Mawashi Geri_Ushiro Geri. A execução desta sequência será realizada com pernas diferentes para cada golpe.
Kata
Heian Godan
Kumite
1_ Kihon ipon kumite
Oi zuki Jodan
Oi zuki Chudan
Mae Geri kekomi
Mawashi Geri
As defesas exigidas são Nagashi-uke e Sukui-uke, com defensor saindo da linha de ataque a um desvio de 45º graus. As iniciativas de ataque serão sucessivas e com uma repetição por golpe, tanto para aqueles executados com os membros superiores quanto com os inferiores.
2_ Jiyu Kumite
Postura Zenkutsu-Dachi
1_ Oi zuki
2_ Sanbon zuki ( três socos sucessivos no tempo de um passo avançando: jodan ou chudan )
3_ Sanren zuki ( três socos consecutivos no tempo de um passo: um soco no nível jodan e os dois últimos socos em chudan).
4_ Gyaku zuki
5_ Gedan-barai_gyaku zuki
6_ Age-uke_gyaku zuki
7_ Soto-uke_gyaku ziki
8_ Uchi-uke_gyaku zuki
9_ Nagashi-uke_gyaku zuki
10_ Tate hiji ate ( golpe com cotovelo para cima), também denominado Tate enpi uchi.
11_ Mae hiji ate (golpe com o cotovelo para a frente), Mae enpi uchi
12_ Yoko mawashi hiji ate ( golpe lateral com o cotovelo em movimento circular), Yoko mawashi enpi uchi.
13_ Shuto soto mawashi uchi ( golpe circular de fora para dentro com a mão em espada )
14- Shuto uchi mawashi uchi ( golpe circular de dentro para fora com a mão em espada )
15_Uraken tate mawashi uchi ( golpe vertical com o dorso do punho )
16_ Morote-uke
17_ Mae geri keage
18_ Mae geri kekomi
19_ Ren geri: Mae geri keage jodan, Yoko geri kekomi chudan ( golpes sucessivos com as pernas).
20_ Mikazuki geri
21_ Mawashi geri
Postura Kokutsu-Dachi
22_ Shuto-uke_kizami Mae geri_gyaku zuki
Postura Kiba-Dachi
23_ Yoko hiji ate ( golpe com o cotovelo para o lado ) Yoko enpi uchi.
24_ Yoko geri keage
25_ Yoko geri kekomi
26_ Ren geri: yoko geri keage jodan, yoko geri kekomi chudan. (A execução dessa sequência deverá ser realizada avançando e com pernas diferentes).
Kata
Heian Yondan
Kumite
Kihon Ipon Kumite
1_ Oi zuki jodan
2_ Oi zuki chudan
3_ Mae geri kekomi
Cada examinando executará uma série de duas repetições com o braço direito e posteriormente com o braço esquerdo. Já o Mae geri kekomi deverá ser realizado no nível gedan, apenas uma vez com cada perna.
Conhecimentos gerais
1_ Aplicação dos golpes do kata em explicação e demonstração.
2_ identificação nominal dos
Nenhum comentário:
Postar um comentário