terça-feira, 8 de novembro de 2011

Werônica ( em edição)

Defesas

Gedan Barai

Gedan barai

From Wikipedia, the free encyclopedia Partir Wikipedia, a enciclopédia livre
Jump to: navigation , search Ir para: navegação , pesquisa
A gedan barai is a karate technique mainly used for blocking an attack. A barai gedan é um karate técnica utilizada principalmente para bloquear um ataque. The approximate English meaning is 'low level sweep'. O significado aproximado Inglês é "varrer de baixo nível".

Contents Conteúdo

 [hide

[ edit ] Execution (Shotokan) [ editar ] Execução (Shotokan)

The following is consistent with the teachings of Shotokan karate. O seguinte é consistente com os ensinamentos do Shotokan karate. Other styles that use gedan barai may differ slightly. Outros estilos que usam gedan barai pode ser ligeiramente diferente.

[ edit ] From natural stance [ editar ] De postura natural

Standing in hachiji dachi (natural stance), and in a yoi (ready) position, bend left forearm up until fist reaches near the right ear while the right arm moves slightly in to the middle. Pé na Hachiji dachi (postura natural), e em um Yoi posição (pronto), dobre à esquerda antebraço até o punho chega perto da orelha direita, enquanto o braço direito se move ligeiramente para o meio. The left elbow should be resting in the elbow pit of the right arm. O cotovelo esquerdo deve estar descansando na cova cotovelo do braço direito. Fling the left arm straight and at an angle of ~155°(vertical, up = 0°) while retracting right fist to the right hip. Fling o braço esquerdo em linha reta e em um ângulo de aproximadamente 155 ° (vertical, de cima = 0 °), enquanto punho direito retrair ao quadril direito. During this movement, your hips should swiftly rotate clockwise to add power. Durante este movimento, seus quadris devem rapidamente girar no sentido horário para adicionar potência. The rotation of the hips must be swift and stop the instant the fists stop at the final position. A rotação dos quadris deve ser rápida e parar o instante em que o punhos parar na posição final. Another simultaneous event is the retracting hand landing on the hip, and last and most important of all, a sharp exhalation must be done through the nose with an extremely abrupt stop at the moment the fist lands. Outro evento simultâneo é a mão de pouso retrátil no quadril, e por último e mais importante de tudo, uma exalação aguda deve ser feito através do nariz com uma parada extremamente abrupta no momento em que as terras punho. The amount of hip rotation should be about 30° (direction feet are pointing, ie straight forward = 0°), with the feet static, firmly gripping on the ground. A quantidade de rotação do quadril deve ser de cerca de 30 ° (direção pés estão apontando, ou seja, para a frente = 0 °), com os pés estáticos, agarrando firmemente no chão.
This finishes a gedan barai executed with the left arm. Este termina uma gedan barai executado com o braço esquerdo. To do it with the right arm, simply mirror the actions. Para fazê-lo com o braço direito, simplesmente o espelho ações.

[ edit ] In-depth Analysis [ editar ] Análise em profundidade

The gedan barai is usually the very first technique a karateka of shotokan learns. O barai gedan é geralmente a primeira técnica muito um karateka da shotokan aprende. It is very basic but at the same time highly effective. É muito básico, mas ao mesmo tempo altamente eficaz. The intermediate stage where the arms cross forms a very tight defence where the karateka's middle section is covered. O estágio intermediário, onde os braços da cruz forma uma defesa muito apertada onde a seção do meio do karateka é coberta. A vulnerable spot called the solar plexus is at this moment protected. Um ponto vulnerável chamado de plexo solar está neste momento protegido. The sweeping motion also allows for a very large surface area to be covered and increases the likelihood of deflecting an incoming strike. O movimento de varredura também permite uma superfície muito grande para ser coberta e aumenta a probabilidade de desviar um ataque de entrada. The power generated by correct breathing and rotation of hips is very great and effective at deflecting even the most powerful of strikes. A energia gerada pela respiração correta e rotação do quadril é muito grande e eficaz para desviar mesmo os mais poderosos de greves. The angle at which the leading arm is likely to collide with the striking limb is such that the power is used effectively. O ângulo em que o braço principal é susceptível de colidir com o membro impressionante é tal que o poder é usado de forma eficaz. It is likely to collide a near-right angles and so maximise deflection. É provável que colidem quase uma ângulos de deflexão à direita e assim maximizar.


Kakiwake ilustrado ( e outros bloqueios e ataques)
Nidan Barai
Harai ukê

Haishu
Hashou
Kakiwake
Toushu Ukê
Chudan Ukê
Keitou
Ashe

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Seleção Word ( Matéria até a Laranja)

Karate

Livros
Armas, bases, defesas, golpes de mão, chutes
A palavra japonesa budo é composta de dois caracteres. Embora o caractere bu geralmente seja traduzido por "marcial", os componentes originais desse ideograma tem o sentindo de "parar o conflito com armas", o que implica, exatamente, restaurar a paz. Bu, também pode ser interpretado como "ação de valor", " modo corajoso de viver" e "compromisso com a justiça". Do significa o Tao " o Caminho para a verdade" , "a Vereda para a Libertação". Os dois conceitos se juntam para formar a palavra budo, " o Caminho para ações de coragem e de iluminação".
BUDO – código de honra: conter a violência, disciplina, estabelecer e respeitar normas e leis, pacificar e enriquecer a sociedade e equilíbrio.

Karatê é uma forma de budo( caminho do guerreiro).
Arte marcial japonesa que se originou e foi introduzida nas ilhas do Arquipélago japonês em 1922.O karatê enfatiza técnicas de socos e chutes; ultiliza seu corpo como meio de ataque e de defesa simultaneamente.O seu treinamento desenvolve e aperfeiçoá aspectos físicos, cognitivos e sociais, através desta prática o indivíduo aprende a dominar os movimentos do corpo, assim como, elaborar táticas e estrátegias.Não devemos esquecer que, o Karatê também proporciona uma melhor qualidade de vida e uma melhor integração social.
DOJO:


É um local sagrado de encontro fraterno de amigos para treinar a Arte do “DO”. Por isso não se deve entrar num Dojo de sandália visto o compromisso de manter o local limpo, purificado, com superação física e espiritual. Tudo que atrapalha na evolução do “DO” deve ficar fora e com o coração limpo e determinado, ratificar o comprimento ao entrar e ao sair do Dojo na citação e meditação do DOJO KUN.

Sanchin Uechi-ryu

A variante do estilo uechi-ryu é ligeiramente mais fluida e mais próxima da forma original de Oquinaua, e representa um dos pilares da linhagem.




Age ura zuki: the rising inverted punch

http://dandjurdjevic.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

Katá Naifantin Shodan



Terminologia
Pinans
7th Kyu (Orange)
KIHON, TSUKI & KERI (Basic Techniques)
1. Junzuki      No Tsukkomi
2. Gyakuzuki No Tsukkomi
3. Mawashigeri Chudan
RENRAKU WAZA (Combination Technique)
1. Maegeri Chudan, Mawashigeri Chudan, Gyakuzuki Chudan
2. Surikomi Maegeri Chudan, Mawashigeri Chudan, Gyakuzuki Chudan
KATA (Form)
Pinan Nidan

SANBON GUMITE (Three Step Blocks)

1. Chudan Uke. Soto & Uchi Uke (Middle Outer & Inner Blocks)
2. Maegeri Uke. Ipponme: Nihonme (Kick Blocks No.1 & 2)
Minimum Three Months Since Last Grading.
6th Kyu (Green)
KIHON, TSUKI & KERI (Basic Techniques)
1. Kette Junzuki
2. Kette Gyakuzuki
3. Tobikomizuki
4.
Surikomi Mawashigeri Chudan
5. Surikomi Sokuto Chudan
RENRAKU WAZA (Combination Techniques)
1. Maegeri Chudan, Sokuto Fumikomi, Gyakuzuki Chudan
2. Surikomi Maegeri Chudan, Sokuto Chudan, Gyakuzuki Chudan
KATA (Form)
Pinan  Nidan & Shodan
SANBON GUMITE (Three Step Blocks)
Jodan Uke. Ipponme, Nihonme.         (Head Blocks No. 1 & 2)
Maegeri Uke. Gohonme, Ropponme. (Kick Blocks No. 5 & 6)

OHYO GUMITE (Semi Free Fighting)
Ipponme (No. 1)

JI YU KUMITE (Free Fighting)
Minimum Four Months since Last Grading.
ZENSHINSHITE - Step Forward with the Back Foot.
SURIKOMI - Step with the Back Foot Followed by Step or Kick
                       with Front Foot.


Bunkai significando "análise" ou "separação" literalmente, é usado em artes marciais japonesas que recorrem à aplicação de técnicas de lutas e dos movimentos de uma "forma" (kata).  
O Bunkai é executado com um artista marcial ou um grupo de artistas marciais que executam ataques pré-definidos, o karateca que executa o kata responde com defesas, contra-ataques, ou outras ações, baseado-se em uma parte do kata. Isto permite ao karateca o meio de entender o que realmente são pretendidos com os movimentos do kata. Também pode se ilustrar como a melhoria da técnica ajustando distância, tempo, movimentação ou adaptar uma técnica que depende do tamanho de um oponente. Um único kata pode ser utilizado em qualquer lugar em dúzias de aplicações, e a mesma sucessão de movimentos, às vezes, pode ser interpretada de modos diferentes que resultam em vários bunkai. O bunkai é exigido para os estudantes de artes marciais para promoção. Há muitas fases de profundidade e compreensão de bunkai que são alcançadas com tempo.

Programa para graduação de faixa verde ( 2º kiu ), até faixa roxa ( 1º kiu )
Postura Zenkutsu-Dachi

As séries serão executadas em 4 movimentos para frente e 4 movimentos de retorno ao local de partida. Os golpes característicos de defesa, serão executados em uma série de 4 repetições avançando e 4 repetições recuando. Todos os movimentos característicos de defesa executados na forma de Zenkutsu-Dachi, serão acompanhados do contragolpe gyaku-zuki.
1_ Oi zuki
2_ Sanbon zuki ( três socos sucessivos no tempo de um passo avançando )
3_ Sanren zuki ( três socos consecutivos no tempo de um passo; um soco no nível jodan e os outros dois no nível chudan )
4_ Gyaku zuki
5_ Gedan-barai_gyaku zuki
6_ Age-uke_gyaku zuki
7_ Soto-uke_gyaku zuki
8_ Uchi-uke_gyaku zuki
9_ Nagashi-uke_gyaku zuki
10_ Tate hiji ate ( golpe com o cotovelo para cima ) Também chamado de Tate enpi uchi.
11_ Mae hiji ate ( golpe com o cotovelo para frente ) " " " " Mae enpi uchi.
12_ Yoko mawashi hiji ate ( golpe lateral com o cotovelo em movimento circular ) Yoko mawashi enpi uchi.
13_ Shuto soto mawashi uchi ( golpe de fora para dentro com a mão em espada )
14_ Shuto uchi mawashi uchi ( golpe de dentro para fora com a mão em espada )
15_ Uraken tate mawashi uchi
16_ Mae geri keage
17_ Mae geri kekomi
18_ Ren geri: Mae geri keage jodan_ Yoko geri kekomi chudan
19_ Mawashi geri
Postura Kokutsu-Dachi

20_ Shuto-uke
_ Kizami Mae Geri
_ Shihon Nukite ( Zenkutsu-Dachi )
Postura Kiba-Dachi

21_ Yoko hiji ate ( golpe com o cotovelo para o lado )
22_ Uraken yoko mawashi uchi
23_ Kentsui yoko mawashi uchi
24_ Yoko geri keage
25_ Yoko geri kekomi
26_ Ren geri: Yoko geri keage_Yoko geri kekomi. Executados e avançando com pernas diferentes.

Rensoku-Waza

Nesta sequência, poderá haver mudança postural, porém de forma previamente determinada. Não será permitida a adoção de postura livre.

1_ Soto-uke ( Zenkutsu-Dachi )
_ Yoko hiji ate ( Kiba-Dachi )
_ Gyaku zuki ( Zenkutsu-Dachi )

2_ Shuto-uke ( Kokutsu-Dachi )
_ Kizami Mae Geri ( Kokutsu-Dachi )
_ Shihon Nukite Chudan ( Zenkutsu-Dachi

3_ Ren geri: Mawashi Geri

4_ Mae Geri Keage_Mawashi Geri_Ushiro Geri. A execução desta sequência será realizada com pernas diferentes para cada golpe.
Kata

Heian Godan

Kumite

1_ Kihon ipon kumite
Oi zuki Jodan
Oi zuki Chudan
Mae Geri kekomi
Mawashi Geri
As defesas exigidas são Nagashi-uke e Sukui-uke, com defensor saindo da linha de ataque a um desvio de 45º graus. As iniciativas de ataque serão sucessivas e com uma repetição por golpe, tanto para aqueles executados com os membros superiores quanto com os inferiores.

2_ Jiyu Kumite











Postura Zenkutsu-Dachi

1_ Oi zuki
2_ Sanbon zuki ( três socos sucessivos no tempo de um passo avançando: jodan ou chudan )
3_ Sanren zuki ( três socos consecutivos no tempo de um passo: um soco no nível jodan e os dois últimos socos em chudan).
4_ Gyaku zuki
5_ Gedan-barai_gyaku zuki
6_ Age-uke_gyaku zuki
7_ Soto-uke_gyaku ziki
8_ Uchi-uke_gyaku zuki
9_ Nagashi-uke_gyaku zuki
10_ Tate hiji ate ( golpe com cotovelo para cima), também denominado Tate enpi uchi.
11_ Mae hiji ate (golpe com o cotovelo para a frente), Mae enpi uchi
12_ Yoko mawashi hiji ate ( golpe lateral com o cotovelo em movimento circular), Yoko mawashi enpi uchi.
13_ Shuto soto mawashi uchi ( golpe circular de fora para dentro com a mão em espada )
14- Shuto uchi mawashi uchi ( golpe circular de dentro para fora com a mão em espada )
15_Uraken tate mawashi uchi ( golpe vertical com o dorso do punho )
16_ Morote-uke
17_ Mae geri keage
18_ Mae geri kekomi
19_ Ren geri: Mae geri keage jodan, Yoko geri kekomi chudan ( golpes sucessivos com as pernas).
20_ Mikazuki geri
21_ Mawashi geri
Postura Kokutsu-Dachi

22_ Shuto-uke_kizami Mae geri_gyaku zuki

Postura Kiba-Dachi

23_ Yoko hiji ate ( golpe com o cotovelo para o lado ) Yoko enpi uchi.
24_ Yoko geri keage
25_ Yoko geri kekomi
26_ Ren geri: yoko geri keage jodan, yoko geri kekomi chudan. (A execução dessa sequência deverá ser realizada avançando e com pernas diferentes).
Kata

Heian Yondan

Kumite

Kihon Ipon Kumite
1_ Oi zuki jodan
2_ Oi zuki chudan
3_ Mae geri kekomi

Cada examinando executará uma série de duas repetições com o braço direito e posteriormente com o braço esquerdo. Já o Mae geri kekomi deverá ser realizado no nível gedan, apenas uma vez com cada perna.
Conhecimentos gerais

1_ Aplicação dos golpes do kata em explicação e demonstração.
2_ identificação nominal dos

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Karatê-Do

Karatê 

Nikkeypedia 

A evolução da arte marcial aconteceu capitaneada por grandes mestres, que a conduziram e assentaram suas bases, resultando no caratê moderno, cujo trinômio básico de aprendizado repousa em kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (luta propriamente dita, que pode ser simulada, esportiva ou real).



Kihon  (基本 ou きほん básico, fundamental?), nas artes marciais japonesas, refere-se normalmente às técnicas básicas, consideradas princípios fundamentais, como o kendo, aikido e karate.
O conteúdo dos treinos são compostos atualmente de repetições das técnicas, reduzidas neste contexto, àqueles movimentos de aprendizado mais natural: as sessões com práticas de kihons permitem até ao praticante inicial de uma arte marcial melhorar a velocidade e a potência de suas técnicas, junto com a correção da respiração, dos movimentos de pés e da postura.

Kumite (組手? encontro de mãos) é um dos componentes do caratê, conjuntamente com o Kihon e o Kata; grosso modo, trata-se da luta, mas no caratê moderno é uma modalidade de competiçào e um componente do treinamento, sendo dividido em algumas modalidades adaptadas à finalidade pedagógica. Nem sempre foi parte das aulas porque os mestres consideravam arriscado praticá-lo sem necessidade real de luta.[1]
Ordinariamente, existem três tipos de treino com luta: jyu kumite (自由組手?), ou combate livre com controle; shiai kumite (試合組手?), combate de competição, semi-livre, com controle extemo dos golpes; e yakusoku kumite (約束組手?), combate combinado.

Kata ( forma?) é uma sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa — cujo fito é proporcionar ao praticante o apredizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta. Também é conhecido por "balé da morte". Antes do advento do caratê moderno, e da criação de métodos mais básicos e simplificados de transmissão do conhecimento, a arte marcial era ensinada somente pela prática ostensiva de kata.
O kata possui outras facetas além do treinamento físico. Cada forma possui, também, um componenete psicológico, pois prepara o carateca para um combate real, e um componente filosófico, que busca transmitir valores e pensamentos críticos, para avaliar as situações serenamente, situações essas não limitadas a embates físicos.
http://miotikan.com/page27.php

Técnicas





Tachi waza (bases) em japonês: 立ち技 é a parte do caratê que estuda a forma de como posicionar pés e pernas em relação ao tronco. Tão importante quanto um golpe é estar bem plantado ao solo, pois nenhum golpe será forte o suficiente se o lutador não estiver estável. Todas as artes marciais tornam mister o estudo das bases; assim como boxe ou chuan fa, o caratê tem uma disciplina de estudo que se ocupa com as bases, que são organizadas segundo altura, a princípio.[1]


Uke Waza ( Defesas do caratê)

Assim como as técnicas de ataque, as de defesa são procedidas nas mesmas áreas: jodan, chudan e guedan. E, conforme o membro utilizado, assim são classificadas as técnicas de defesa.
Em todo e qualquer movimento defensivo o lutador deve executá-lo em movimentos circulares e usar o menor custo de energia possível.[5]
  • Ude uke (em japonês: 腕受け): São as defesas em que se empregam mormente o antebraço[6] como área útil. O antebraço possui uma área útil bastante grande e uma resistência natural, que leva até ao iniciante suportar os choques nas lutas/treinamentos.
  • Kaisho uke (em japonês: 開掌受け): São as defesas nas quais se usam as mãos abertas.[7]
  • Hiji uke (em japonês: 肘受け)) ou Empi Uke (猿臂受け?): São as defesas executadas com a área do cúbito.[7]
  • Hiza uke (em japonês: 膝受け): São as defesas executadas com a área do joelho.[7]




Imobilizações
Katame waza (Imobilizações) (em japonês: 固め技) são técnicas de imobilização (controlo) do oponente.[1] Isto é, diferente das ate waza, ou técnicas contundentes, que visam provocar um ferimento, ou mágoa numa parte do corpo, por meio de pancadas, chutes ou socos, nas katame waza o desiderato é forçar determinada articulação ou terminação nervosa e, com isso, incapacitar o adversário de se mover ou desferir um contragolpe.



Atemi waza (Pancadas) - (当て身技?) é conjunto de técnicas que são aplicadas num determinado ponto, técnicas traumáticas aplicadas nos pontos vitais: o lutador visa um ponto específico no corpo do adversário, para, quando o atingir, causar não uma lesão mas um desequilíbrio no fluxo de energia — Ki.[1]

               * Uchi Waza (打ち技 técnicas de pancadas?) é a parte do caratê que estuda os golpes que são executados com os membros superiores, salvo as mãos em punho e dedos, bem como quando são utilizadas as demais técnicas de posicionamento das mãos, como costas e palmas, ou outros membros: conforme a maneira de empregar o membro em te waza, procede-se uma variação de golpe. Estas técnicas, além do movimento giratório dos quadris, utilizam das demais articulações dos membros, do cúbito, do pulso, do pescoço etc, ou seja, são golpes mais livre e que não seguem uma trajetória estrita.[1]




               *Tsuki waza (突き技? técnicas de soco)[a] é a parte do caratê que estuda os golpes diretos com os punhos é, isto é, aqueles golpes — atemi waza — que são aplicados com as mãos numa trajetória mais ou menos direta. À falta de uma tradução melhor, pode-se dizer que são socos aplicados, mas nesta parte veem-se golpes que são aplicados com os dedos.

                *Keri waza (蹴り技? ) é o termo pelo qual são designadas as técnicas contundentes aplicadas com pés e pernas, no caratê. Em verdade, o termo keri não se refere a chutes exclusivamente, nem tampouco a ataques; melhor seria traduzi-lo como "pancada com o pé", haja vista que os chutes podem ser usados tanto atacando quanto defendendo (o que realmente acontece com quaisquer técnicas).

Nague Waza (Projeções)



Nage waza (投げ技?) é o conjunto de técnicas de arremesso do caratê, mediante as quais o oponente é atirado ao solo ou desestabilizado de forma peremptória, para ser a luta concluída com um golpe decisivo. Em que pese serem um gênero negligenciado nos estilos modernos de caratê, há em seu repertório várias técnicas.[1]
Sua origem teve muita relação com as habilidades dos samurais, quando lutavam desarmados e, de modo menos marcante, com modalidades de luta mais primitivas no resto do continente asiático, sendo isto que mais vai demonstrar o caratê como patrimônio da cultura nipônica.

Kari waza (rasteiras)

Kuruma waza (giros)

Sutemi waza (sacrifícios)





 Linha do tempo das artes marciais


Armas





Bases







Defesas




Técnicas Ilustrada e Explicadas,Kime, etc

outras ilustrações




+ imagens Filosofia
+ Filosofia
mais filosofia



Kiai(気合?) é um termo de artes marciais japonesas que se refere à exteriorização da energia corporal, que nasceria desde o baixo ventre, ou saika tanden, localizado aproximadamente cinco centímetros abaixo do umbigo. Partindo-se do exemplo dado pela natureza, a mostrar que todos têm um grito de força, principalmente os grandes felinos, os quais até paralisam suas presas antes de as atacar. A manifestação pode se dar em três momentos: no início de uma atividade; durante sua realização; ou a seu fim. No caratê, é manifestado com um grito proferido na aplicação de um golpe e em determinados momentos, ou kyodos, de um kata.



Formas vetustas

A expressão koshiki no kata (古式の型? formas tradicionais), tal e qual sucede no judô, refere-se àquelas formas vetustas, tidas como as primeiras formas de promover o ensino do caratê. Deste modo, classificam-se como tais os kata reconhecidamente tradicionais, cuja origem e/ou introdução nalguma das três linhagens promordiais tenha-se dado logo no nascedouro destas. Nesta cércea, entram logo os kata Passai, do estilo tomari-te; Naifanchi, do naha-te; e Kushanku, do shuri-te.[5]
Além dos três kata previamente listados, os estilos tradicionais, que foram a base dos estilos modernos, ainda carregam as primeiras composições dos katas, que também podem ser consideradas primordiais. Ou seja, grosso modo, os koshiki no kata são aqueles oriunos de algumas das três primeiras ramificações do caratê.
  • Shuri-te
  • Naha-te
  • Tomari-te

 

 http://mestreaninha.blogspot.com/



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Budô

Budō (em japonês: 武道; lit. caminho marcial) são as artes ou caminhos marciais de origem japonesa.
São considerados a versão moderna do antigo bujutsu (em japonês: 武術; lit. técnica marcial), as artes marciais tradicionais.

Etimologia

Budō

Budō é um composto da raiz bu (em japonês: 武 :ぶ), que significa a guerra ou as artes marciais, e do (em japonês: 道 :どう), o caminho de sentido ou forma. Especificamente, Do é derivada do sânscrito marga budista (o que significa o "caminho" para a iluminação). O termo remete à idéia de formulação de proposições, submetê-los à crítica filosófica e, em seguida, na sequência de um "caminho" para realizá-los. Não significa um "modo de vida". fazer no contexto japonês, é um termo experiencial, experimental, no sentido de que a prática (o modo de vida) é a norma para verificar a validade da disciplina cultivada através de uma determinada forma de arte. O budō moderno não tem nenhum inimigo externo, só o inimigo interno, uma de ego que deve ser combatido (estado de Mushin-Muga ).
Continue lendo.

Kenyu-ryu

Kenyu-ryu Karate Kempo (賢友流 拳法流 空手?) é um estilo de caratê que foi fundado em 1939 por Takamassa Tomoyori.

A denominação Kenyu-Ryu deve-se à junção de ken (do nome de seu professor Kenwa Mabuni) e yu (pronúncia de Tomo em Japonês de Tomoyori), e Ryu significando "estilo".

O estilo tem um jovem dragão no escudo, a caracteristica de jovem atribuida a ele se deve pela necessidade de amadurecer e crescer.
Devido à influência de linhas e estilos o caratê Kenyu-Ryu tem uma característica forte nos movimentos circulares e de esquivas, tornando-o assim muito técnico e complexo.
Leia artigo completo na Wikipédia

Histórico Kenyu-Ryu da Criação aos dias atuais